Em primeiro lugar não estar adequado à LGPD pode ocasionar sanções que vão desde advertências e multas até a proibição parcial ou total do exercício de atividades relacionadas a tratamento de dados.
Tendo em vista que muitas empresas, se não quase todas, não conseguem atuar no mercado sem o tratamento de dados pessoais, sejam de pessoal interno ou de terceiros, a falta de adequação pode até determinar o fim da empresa em um caso extremo.
Por outro lado, são enormes as vantagens em implantar um projeto de adequação à LGPD, vamos destacar algumas:
Oferecer a chamada “accountability”
Termo do inglês que define transparência, responsabilidade e prestação de contas. É a fórmula ideal para melhorar a reputação e aumentar a confiança nos relacionamentos da empresa (internos e externos).
Tratar os dados pessoais de forma legal e dar mais atenção aos dados sensíveis
É parte da nova cultura mundial ter cuidado com dados pessoais, especialmente os dados sensíveis. Exemplos de dados sensíveis que podem existir em todos os tipos de negócio são exames médicos -admissionais e demissionais- e atestados de colaboradores; além de eventuais dados biométricos de câmeras de segurança ou ponto eletrônico.
Ter visão clara dos dados que circulam na empresa
Ao fazer o mapa dos dados e de como eles circulam a empresa ganha capacidade de controle estratégico que pode ser utilizado para melhorar os processos internos com ganho de segurança e eficiência, mas também para gerenciar riscos de penalidades e de vazamentos.
Atenuação das sanções aplicadas pela ANPD
Diante de uma fiscalização pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados, seja de rotina ou devida a algum incidente, a LGPD determina que serão considerados os esforços da empresa em fazer o possível para estar adequada, ou seja, a existência de um projeto de adequação faz toda a diferença.
A conclusão é que as empresas têm muito a ganhar com esse novo cenário, seja no sentido organizacional como reputacional, ambos agregando valores exigidos pelo mercado atual.
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